AllFreePapers.com - All Free Papers and Essays for All Students
Search

Análise De Um Argumento (portuguese)

Autor:   •  February 3, 2012  •  Case Study  •  1,783 Words (8 Pages)  •  2,147 Views

Page 1 of 8

Análise de um Argumento

 Argumento:

"According to this hypothesis, public policies, like tacit acceptance of the implicit public guarantee enjoyed by Freddie Mac and Fannie Mae, encouraged people to bet big on housing and ultimately led to an unstable financial system."

http://economix.blogs.nytimes.com/2010/12/14/does-economic-inequality-cause-crises/?scp=1&sq=cause&st=cse

Tradução:

"Segundo essa hipótese, as políticas públicas, como a aceitação implícita de uma garantia pública de que gozam Freddie Mac e Fannie Mae, encorajaram as pessoas a apostarem forte no mercado imobiliário, o que conduziu a um sistema financeiro instável."

 Esquema Argumentativo

O argumento escolhido segue o esquema argumentativo de Correlação para Causa.

 Forma:

Premissa Existe uma correlação positiva entre A e B.

Conclusão A provoca B.

 Especificação da premissa e conclusão:

Premissa Políticas públicas que beneficiavam gigantes hipotecários como a Freddie Mac e Fannie Mae, levaram a que as pessoas tivessem acesso demasiado fácil e irresponsável ao crédito para habitação.

Conclusão Esta facilidade na obtenção de crédito para habitação devido às políticas públicas, levou a um sistema financeiro instável.

A premissa afirma a existência de uma correlação entre as políticas públicas que incentivam à obtenção de crédito e o sistema financeiro instável.

A conclusão afirma que há uma relação de causalidade entre as políticas públicas favorecedoras à obtenção de crédito para habitação e um sistema financeiro instável.

 Questões críticas:

Para a análise do argumento têm q ser respondidas certas questões, tais como:

 Existe mesmo uma relação entre as políticas públicas favorecedoras à obtenção de crédito para habitação (A) e um sistema financeiro instável (B)?

Sim, existe. Ao longo dos últimos tempos, tem-se verificado uma relação forte entre a facilidade de crédito e sistemas financeiros instáveis, que tendem a dar origem a crises financeiras e, por vezes, económicas.

Com a adopção de políticas públicas que favorecem as instituições hipotecárias (p. ex: Lehman Brothers, Freddie Mac e Fannie Mae), o crédito vai tornando-se cada vez mais barato e abundante, ou seja, o investimento irresponsável aumenta. Mas isto é apenas o começo. Como os activos que estão no centro da bolha especulativa podem servir como garantia para contrair

...

Download as:   txt (12.2 Kb)   pdf (158.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continue for 7 more pages »