AllFreePapers.com - All Free Papers and Essays for All Students
Search

Pingo Doce Poupa Mais, to Save or Not to Save (portuguese)

Autor:   •  November 9, 2015  •  Case Study  •  3,521 Words (15 Pages)  •  824 Views

Page 1 of 15

Católica-Lisbon School of Business and Economics

Marketing

Prof. João Borges de Assunção

Prof .Nuno Craveiro

Pingo Doce Poupa Mais, To Save or Not to Save

Case study

Cláudia Mateus

150113063

24 de Abril de 2015

1. According to Porter’s five forces framework how do you characterize the Portuguese food retail industry?

INDUSTRIA COMPETITIVA

O mercado do retalho alimentar em Portugal foi introduzido em 1961 e, apesar da tarde implementação, em comparação com os outros paises, teve uma grande evolução com o passar dos anos em termos de volume de vendas e número de lojas abertas.

Atualmente, existem alguns players no mercado nacional, de diferentes dimensões e com diferentes politicas de venda. Podemos encontrar Hipermercados, Supermercados e mini-mercados (lojas de mercearia tradicionais) e, normalmente, aos grandes Hipermercados estão associadas compras online de produtos, em vez de as pessoas se movimentarem ao estabelecimento.

Desde a sua introdução, que já sofreu algumas diferenças ao nivél dos concorrentes, lideres do mercado, por exemplo, o desaparecimento de certa concorrencia em Portugal, através da compra de certas empresas em Portugal, nomeadamente, Carrefour pela Sonae, em 2007, e Plus pela Jerónimo Martins, em 2008.

Os principais concorrentes são o Continente, Jumbo, Pingo Doce, Lidl, Minipreço e Intermaché. Porém tambem temos outros como oMeus Super (as 27 lojas Meu Super são uma das apostas do grupo Sonae no comécio gorssita, focalizada no comércio tradicional. Nas lojas Meu Super são comercializados arigos da marca continete), Brio (rede de 5 supermercados que comercializam produtos biológicos), Pão de Açucár (rede de supermercados adquirida pelo grupo Auchan em 1996 e só existem atualmente 10 estabeleciemtnso em Portugal), Super Cor (supermercados geridos pelo grupo Espanhol El Corte Inglês), entre outros.

Dentro do grupo referido, o Continente encontra-se o principal player do merdado do retalho Português. Esta empresa provavelmente revolunionou o mercado nacional pois foi a primeira companhia que introduzio os Hipermercados em 1985.

Em 2013, os 6 maiores concorrentes representavam 77,1% do consumo das familias, sendo o Continente responsável por 25,7%, o Pingo Doce por 22,0% e o Intermarché por 9,0%.

De 2006 a 2012 este mercado teve um crescimento exponencial, sendo que os player que mais cresceram em termos de expansao e quantidade de lojas, foi o Pingo Doce (90,96%), o grupo Auchan, que inclui o Jumbo e Pão de Açucár (88,24%) e o Continente (55,56%).

...

Download as:   txt (23 Kb)   pdf (359.5 Kb)   docx (102.7 Kb)  
Continue for 14 more pages »