AllFreePapers.com - All Free Papers and Essays for All Students
Search

Emocoes (portuguese)

Autor:   •  March 17, 2011  •  Essay  •  376 Words (2 Pages)  •  1,245 Views

Page 1 of 2

Psicologia

Emoções

Daniel Goleman, escritor, psicólogo e jornalista americano, alem de professor na universidade de Harvard, escreve em seu livro Inteligência emocional, que o controle emocional é um diferencial entre o sucesso e o fracasso na vida das pessoas. E quando se fala nesse controle, está incluso tanto a vida particular do individuo como sua vida dentro do ambiente de trabalho.

Muito pressionados, atletas, como jogadores de futebol, precisam ter um controle extra sobre suas emoções. Quando não estão na concentração treinando ou no campo durante uma partida de futebol, estão sempre cercados de torcedores e paparazzi que esperam um deslize que vire noticia. Para "sobreviver", eles tem que ter uma inteligência emocional muito apurada. Como Goleman cita: "A inteligência emocional caracteriza a maneira como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor. Isto implica autoconsciência, motivação, persistência, empatia e entendimento e características sociais como persuasão, cooperação, negociações e liderança."

Para isso, o atleta deve, entre outras coisas, entender seus sentimentos e saber como lidar com eles, pois somente assim vai conseguir tomar decisões rápidas. Outro fator de extrema importância é saber lidar com emoções distintas de outras pessoas. Uma vez que cada um é um ser único, com diferentes personalidades, não se pode apenas confrontar alguém por ter emoções que não se enquadram com as suas. Fora isso, não descarregar as emoções em campo, controlando-as, é muito necessário para um bom andamento da partida, pois, caso contrario, haverá, muito provavelmente, varias brigas entre equipes.

Quando o assunto é grandes corporações, a situação é semelhante. Dentro de uma empresa existem vários tipos de pessoas. Umas mais nervosas

...

Download as:   txt (2.7 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continue for 1 more page »