AllFreePapers.com - All Free Papers and Essays for All Students
Search

Concept Check - Investments

Autor:   •  February 15, 2017  •  Essay  •  780 Words (4 Pages)  •  629 Views

Page 1 of 4

Concept Check 01 – Mercado, Oferta e Demanda por Recursos

Nome: Paulo Ricardo Castro Alves

1. Explique esquematicamente como funciona a demanda por capital do setor privado e a correspondente oferta de títulos financeiros para captação de poupança.

O setor privado demanda capital para investimentos, capital de giro, aquisições, entre outras formas de utilização de capital na sua estrutura. Como o capital de terceiros é mais barato que o capital próprio, o mesmo é preferencialmente utilizado em detrimento do segundo. Uma forma de captação se dá com a oferta de títulos financeiros para investidores que se tornam credores das empresas do setor privado, mas não são sócias dessas empresas. Portanto, esses credores não têm direitos à dividendos, por exemplo. Eles atuam como bancos que financiam as empresas. Em contrapartida, ganham os juros desses empréstimos, geralmente na forma de percentual do CDI.

2. Identifique o papel da intermediação financeira e dos mercados financeiros na economia.

        A intermediação financeira é a ligação entre a demanda e a oferta por capital, ou seja, entre empresas e investidores. A intermediação financeira junta um “pool” de investidores ou um “pool” de títulos que atendam algum dos lados. Essa intermediação requer o pagamento do chamado spread bancário, taxa que o banco cobra para unir os dois lados da moeda.

        Os mercados financeiros possuem um papel de importante no que tange os ativos financeiros, ou seja, aqueles ativos que não são físicos. São esses mercados que são responsáveis pela compra e venda de títulos no mercado e que auxiliam no financiamento das operações de empresas.

3. Identifique atores e apresente significado do preço de equilíbrio dos títulos financeiros ofertados e demandados nesse mercado.

        Os principais atores são as empresas que demandam dinheiro para financiamento de suas operações e os investidores que querem retorno financeiro de seu capital. O preço de equilíbrio entre as partes envolvidas se refere ao ponto definido pelos intermediadores financeiros que consiga juntar a taxa de pagamento de empréstimo que a empresa tenha que pagar com a taxa requerida do investidor de acordo com a demanda por capital, contabilizando nesse montante o spread bancário, que é a taxa cobrada pelas instituições para intermediar tais operações.

4. Explique esquematicamente como funciona o processo de securitização de recebíveis (ou direitos creditórios).

A securitização de recebíveis consiste na cessão dos créditos a uma companhia constituída especificamente para este fim e a emissão de títulos, por esta última, lastreados nos créditos adquiridos. O investidor em um título securitizado se beneficia porque não corre o risco da empresa originadora dos créditos, e sim o risco diversificado dos recebíveis que lastreiam o título. Em suma, esse tipo de estruturação financeira permite à empresa originadora de créditos o acesso direto ao mercado de capitais, constituindo-se em importante ferramenta para a desintermediação financeira.

...

Download as:   txt (5 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continue for 3 more pages »