AllFreePapers.com - All Free Papers and Essays for All Students
Search

Jaula De Ferro

Autor:   •  May 18, 2016  •  Essay  •  577 Words (3 Pages)  •  862 Views

Page 1 of 3

Fundação Getulio Vargas

EAESP

Ana Carolina Bottaro

Isabela Campana

Lara Lopez

Mariana Garcia

Atividade Monitorada:

Jaula de Ferro

São Paulo

2014

           Com base no conceito de “Jaula de ferro” e na bibliografia Weberiana, tem-se por objetivo deste trabalho realizar uma interpratação da história em quadrinhos “Esfinge”, de Laerte.

        De acordo com o texto “Ascese e Capitalismo”, de Max Weber, pode-se concluir que o conceito de jaula de ferro se resume, em poucas palavras, a uma prática automatizada de uma conduta metódica, desprovida de sentido e cerceadora da liberdade. No capitalismo moderno, o automatismo se verifica através da importância dedicada à técnica e à eficiência do trabalho, ao invés de dedicar-se a encontrar o porquê deste.

Em Weber, o uso da técnica exprime-se principalmente no que ele chama de “desencantamento do mundo”, um processo de intelectualização entrelaçado ao desenvolvimento do capitalismo racional, que teve como alguns de seus alicerces o comportamento ascético e sistematizado dos protestantes calvinistas. (MÉLO, Roberta de Sousa).

        Assim, com o desencantamento do mundo, o homem passa a ter poder e influência de domínio da natureza e de sua instrumentação. Com a reforma protestante segue uma postura ascética de recusa ao gozo, tendo por hábito o trabalho árduo, em busca do enriquecimento e, por consequente, a salvação. Weber explica, então, que “a ideia do ‘dever profissional’ ronda nossa vida como um fantasma das crenças religiosas de outrora”.

        A história em quadrinhos, em referência, mostra o cotidiano de um homem: sua rotina de trabalho, lazer e família. Ao longo do enredo, este homem perde seus membros conforme não faz a pergunta que a Esfinge deseja.

        A relação entre a história e o conceito weberiano da jaula de ferro é a maneira com que o homem segue sua rotina, continuando o trabalho normalmente, de forma metódica e a cumprir seu dever como funcionário da empresa.

                              Na opinião de Baxter, o cuidado com os bens exteriores devia pesar sobre os ombros de seu santo apenas ‘qual leve manto de que se pudesse despir a qualquer momento’. Quis o destino, porém, que o manto virasse uma rija crosta de aço {na célebre tradução de Parsons: iron cage = jaula de ferro}. (WEBER, Max).

...

Download as:   txt (3.5 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continue for 2 more pages »